| |
Ampliar
|
Acontece neste dia 01 de maio (quarta-feira) – dia nacional dos trabalhadores, a 47. Prova Rústica Tiradentes. A corrida é uma promoção do 4. Batalhão PM (em parceria com a prefeitura de Maringá e realização da Secretaria Municipal de Esportes).
Como se comprova historicamente, o 4. Batalhão PM, criador e organizador da corrida, desde 1975, mais uma vez essa Unidade Militar oferece este evento a Maringá e ao atletismo brasileiro.
O 4. Batalhão é o anfitrião da corrida há 47 anos e dono da Prova Tiradentes intelectual, histórica e originariamente, pois, além de organizar a corrida de 1975 a 1995 (durante 21 anos), com sua Comissão Organizadora composta por Oficiais e praças, estes militares elevaram a corrida a nível nacional, em 1989.
O 4. BPM fez uma parceria com a prefeitura em 1990 (na 16. corrida) convidando a municipalidade para, também, participar da promoção e organização da mesma. O então capitão PM (hoje Major PM RR), Lauri Cesar Bittencourt, viu a necessidade para que a prefeitura entrasse como ´parceira haja vista a grandiosidade conquistada pelos militares do 4. Batalhão.
Com essa parceria entre 4. BPM e prefeitura municipal, a Prova Tiradentes modernizou-se com a implantação da informática e chip eletrônico, ser incluída como prova oficial da CBAT, valendo para o ranking nacional a partir de 1997, além de tornar-se a maior corrida do país de 10.000 metros, e também se tornou internacional, com a presença dos atletas da África (Quênia, Tanzânia, etc.).
A corrida terá largada dos adultos e veteranos, às 08 hs, na Av. São Paulo (pista de fora do Parque do Ingá, entre as ruas Dr Airton Ribeiro de Campos e Felipe Camarão. Participarão 5.200 atletas adultos e veteranos e 800 atletas nas categorias menores. As categorias menores terão largada às 10 hs.
Assinado: Major PM Lauri Cesar Bittencourt – fundador da Prova Rústica Tiradentes e comandou a coordenação da corrida por duas décadas e é considerado o responsável pela existência da Prova Rústica Tiradentes. |